CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PRÊMIO “JOSUÉ DE CASTRO” CONTA COM A PRESENÇA DO SINDINUTRISP

Ocorreu ontem, dia 30 de outubro, o Prêmio Josué de Castro, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SP), na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), centro de São Paulo. A premiação teve por objetivo certificar, premiar, identificar e difundir as soluções concretas de combate à fome, e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

O evento contou com a participação do presidente do SINDINUTRISP, Dr. Ernane Silveira Rosas, que fez parte da comissão julgadora do Prêmio. As inscrições, que começaram a ocorrer no dia 15 de agosto, teve sua solenidade marcada para a data de ontem, devido ao período eleitoral do país. As categorias que concorreram ao prêmio são de pesquisa científica, destinado para universidades ou instituições públicas e privadas, e o de programa ou projeto de política pública, por órgãos municipais ou estaduais.

O nome da premiação é derivado do estudioso Josué Apolônio de Castro (1908-1973), um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Tendo seu trabalho reconhecido pelo mundo, chegando a ser indicado para prêmio Nobel da Paz, Josué comprovou que a questão da fome, não se tratava da quantidade de alimentos ou número de habitantes, mas sim, consequência da má distribuição de riquezas, concentrada e controlada por poucas pessoas.

Fonte da foto: Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Clique AQUI para baixar o arquivo.