DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Trazendo como tema “Eu sou E Eu vou” (I am And I will, em inglês), o Dia Mundial do Câncer - 4 de fevereiro - visa tentar evitar milhares de mortes que ocorre a cada ano, causadas pelo câncer, por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além de pressionar governantes para que garantam uma assistência adequada na saúde pública de sua população. Essa data foi criada em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O câncer em si, é causado por uma mutação genética que altera o DNA das células, que passam a receber instruções erradas de suas atividades, ocasionando assim, as células cancerosas. A multiplicação descontrolada de células cancerosas causa o surgimento de tumores, que dependendo da velocidade de multiplicação, atinge tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástase).

Segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e Ministério da Saúde (MS), só no Brasil, cerca de pouco mais de 300 mil novos casos de neoplasias em homens, e um pouco menos de 300 mil novos casos de neoplasias em mulheres, foram detectados no ano de 2018. Todavia, apesar de ser agressivo, o câncer possui grandes chances de cura ao ser detectado precocemente, ou pode ser evitado através da manutenção de uma vida saudável. Como representantes dos profissionais da Nutrição, sabemos o real valor do trabalho do nutricionista em atuar na prevenção do câncer, elaborando uma dieta rica em vitaminas e minerais, que auxiliam na defesa do organismo.

Para saber mais, leia a série de matérias que fizemos sobre como os alimentos auxiliam na prevenção e combate do câncer de próstata e mama.

MANEIRAS DE PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

O PODER DOS ALIMENTOS NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA