Reforma Trabalhista – um desrespeito ao trabalhador!

A Lei 13.467 de 13 de Julho de 2017, em vigor desde Novembro de 2017, é em muitos aspectos inconstitucional. Uma Lei que altera um tributo obrigatório por lei ordinária e que faz o desmonte do Ministério do Trabalho não pode ser considerada séria e em prol dos trabalhadores.

Você TRABALHADOR NUTRICIONISTA sabe de onde vem a conquista dos seus direitos trabalhistas? Você sabe quem te amparou na manutenção destes direitos?

Leia com atenção:

O MTE – Ministério do Trabalho e Emprego surgiu da necessidade de existir um órgão que fiscalizasse as relações trabalhistas, o cumprimento das leis de trabalho – no caso, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e agisse a fim de coibir abusos nessa área, quando houvesse interesse público. Dessa forma, o MTE deve atuar para regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores, com a brava atividade dos movimentos sindicais. Pois bem, a manutenção das atividades do MTE, em grande parte se deve ao repasse no pagamento da contribuição sindical cuja divisão acontecia assim:
60% para o Sindicato de Classe, 20% para o Ministério do Trabalho e Emprego, 15% para a Federação de Trabalhadores e 5% para a Confederação.

Hoje sabemos que todos os meios de comunicação estão classificando os sindicatos como parasitas, porque para a mídia quanto mais fracos se tornarem os sindicatos melhor para o poder econômico e financeiro agir. Quanto menor a resistência dos trabalhadores, mais fácil ficará para os patrões se sobreporem. E os sindicatos patronais estão se tornando mais fortes: eles estão recebendo a contribuição sindical das suas empresas representadas. E nós, os sindicatos de trabalhadores, estamos ficando cada vez mais fracos. A desculpa que existem sindicatos inoperantes é porque a categoria representada não cobra, se acomodou e deixou a entidade se acomodar também. Porque a responsabilidade é compartilhada.

O movimento sindical brasileiro é um dos mais atuantes do mundo e representam cerca de 50 milhões de trabalhadores no país. Todos os direitos conquistados até então, pelo trabalhador, foi graças a luta e coragem das Entidades Sindicais. Conquistamos férias de 30 dias, 13º salário, auxílio doença e seguro desemprego, participação nos lucros e resultados, horas extras com adicional de até 100%, e muitas outras coisas. Muitos trabalhadores da América do Sul não tem ainda estes direitos conquistados no Brasil.

Portanto, caro colega, com a extinção da Contribuição Sindical, nada há a comemorar, pois, está claro que o trabalhador terá o maior prejuízo, visto que o objetivo fim é diminuir a força e poder do Ministério do Trabalho e consequentemente do trabalhador!!!

Não se iludam!!! Esta dita economia tão comemorada por todos os trabalhadores que não querem fazer o pagamento da Contribuição Sindical, sairá muito mais caro, pois haverá certamente a redução de todos os direitos acima conquistados!

Sim, todos poderão ter emprego, porém seu poder de compra será menor, pois o empregador tratará de colocar em prática o artigo que “prevalece o negociado sobre o legislado”, Isso significa que a sua negociação salarial será feita entre você e o seu patrão. E se ele disser que não vai poder lhe dar aumento, você não irá questionar por medo de perder o seu emprego. Mas nós podemos e iremos sempre questionar os patrões. Questionar para conquistar. Para não deixar você ter que trabalhar muito mais para ganhar bem menos!

Ernane Silveira Rosas

Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS