OS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Em virtude da Campanha Contra o Câncer de Mama (Outubro Rosa), o SINDINUTRISP em entrevista com a nutricionista Madalena Vallinoti, conversou sobre os cuidados que a paciente deve ter com a alimentação durante o tratamento do câncer de mama, além de tirar algumas outras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a seguir.

SINDICATO: Quais são os alimentos que auxiliam durante o tratamento contra o Câncer de Mama, no quesito qualidade de vida?

MADALENA: No geral, orientamos evitar alimentos industrializados, ultraprocessados. Dar preferência à alimentação preparada em casa, com ingredientes de boa qualidade. Preferir óleo de girassol ou azeite de oliva extra virgem. Evitar gorduras saturadas. Preferir as monoinsaturadas e poliinsaturadas presentes no azeite de oliva extra virgem, óleo de girassol e semente de linhaça (óleo) ou consumir a semente em preparações.

Evitar frituras, preferir preparações assadas, grelhadas e cozidas.
Consumir de forma variada, verduras, legumes e frutas, para uma maior oferta de vitaminas, minerais e substâncias bioativas (presentes nestes alimentos que dão cor, e tem uma ação antioxidantes e preventiva à uma série de doenças). As preparações, ficarão mais coloridas, e as formas de preparo poderão ser refogadas, cozidas, sopas, no vapor. As frutas poderão ser oferecidas na forma de sucos, misturadas a derivados lácteos como por exemplo iogurte com pedaços de frutas, e também em compotas e geléias, desde que preferencialmente preparadas sem açúcar, sem adoçantes, de forma natural ou com pouquíssimo açúcar demerara orgânico.

Lácteos e derivados, deverão ser indicados de acordo com a tolerância de cada pacientes (intolerância à lactose ou alergia a alimentos derivados de leite). São alimentos importantes com ótima fonte de cálcio absorvível e proteína de boa qualidade, porém as especificidades devem ser levadas em consideração.

Preferir carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico = não causarão grandes alterações repentinas na glicemia e nem oscilações. Lembrando que carboidratos são fonte de energia do organismo, e dependendo do tipo de tumor o carboidrato poderá ser indicado em maior ou menor quantidade, principalmente os carboidratos simples (farinhas refinadas, e doces, açúcares simples = açúcar de mesa refinado, são contraindicados).

Quanto às proteínas de origem animal (carne vermelha, suína, aves, peixes em geral), é importante o consumo, porém deve-se considerar o tipo de câncer, extensão, origem (hormonal, etc.). Levar esta informação a um Nutricionista especializado na área de Oncologia é de suma importância, por conta de marcadores celulares e outras substâncias citotóxicas que podem não ajudar no tratamento.

Importante ressaltar, que o tipo de tumor, se há ou não metástase, tipo de tratamento proposto, histórico familiar, estado imunológico, resposta do indivíduo ao tratamento, serão importantes para decisão da conduta nutricional.

SINDICATO: E quais são os alimentos que são mais indicados para consumo, no período de recuperação do câncer?

MADALENA: Alimentação saudável e natural de forma geral! Durante o tratamento de forma geral, é precioso cuidar para que o indivíduo não ofereça ao organismo alimentos que alimentem o tumor, portanto os detalhes do tipo de tumor e tratamento escolhido pelo oncologista, assim como a resposta do indivíduo ao tratamento, deve ser informado ao Nutricionista em Oncologia.

SINDICATO: Durante o tratamento, é recomendável a introdução de suplementos, combinados à alimentação?

MADALENA: O tipo de tumor e a resposta que o indivíduo terá em relação ao tratamento, serão determinantes para indicação de suplementos ou não.

SINDICATO: É correto usar o termo "prevenção" quando falamos de alimentos que auxiliam no combate ao câncer de mama?

MADALENA: O Nutricionista é um profissional da área da saúde que atua na prevenção.Há vários fatores que podem levar o indivíduo ao desenvolvimento do Câncer de mama, é preciso conhecer o histórico do indivíduo, antecedentes familiares, que podem indicar uma tendência, porém, hoje sabemos que grande parte dos variados tipos de câncer, incluso o de mama, estão relacionados a estilos de vida e hábitos sociais, dentre eles : alimentação, sedentarismo, tabagismo, etilismo, etc.