MANEIRAS DE PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Não é de hoje que sabemos que os cuidados com a saúde auxiliam na prevenção de diversas doenças. Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável são hábitos que infelizmente, a sociedade no geral não segue, devido o mundo moderno e todas as comodidades que ele nos oferece.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata afeta todos os anos, cerca de 60 mil homens que negligenciam sua saúde devido seus próprios preconceitos e descuidos. Realizar os exames de toque fetal e dosagem do PSA (Antígenos Específicos da Próstata) - que mede a quantidade de PSA presente no sangue, à fim de verificar se o paciente possui ou não o câncer de próstata e também de outras doenças - a partir dos 45 anos, para homens que possuem casos da doença na família, e 50 anos para os demais, previne e aumenta e muito a taxa de vida do homem.

Juntamente com os exames, manter uma alimentação saudável também auxilia na prevenção contra o câncer de próstata. A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam nessa luta contra essa doença que é a segunda maior caso de câncer que afeta os brasileiros.

Tomate: Por ser rico em licopeno, possui um forte poder antioxidante e ajuda a inibir a proliferação celular, auxiliando na prevenção do câncer de próstata. Alimentos como a goiaba vermelha, a cenoura, mamão-papaia e melancia também possuem essa substância.

Brócolis: Fontes de sulforafano, essa substância previne que certas enzimas ativem os agentes cancerígenos, e aumenta a produção de enzimas que eliminam carcinógenos do sistema antes que se tornem células perigosas. O sulforafano também está presente no repolho, couve-flor, alho e na cebola.

Linhaça: Esse alimento possui uma substância chamada fitoestrógeno, que auxilia no controle da dosagem da testosterona. A soja também possui fitoestrógeno.

Lembrando que em caso de diminuição do jato da urina, gotejamento após urinar, retenção urinária, aumento da frequência de urinar durante a noite, dor pélvica, sangue na urina e inchaço nas pernas, é recomendável procurar um médico imediatamente.



Fontes:

Hospital do Câncer de Barretos

Folha de São Paulo

Portal IG

Instituto Nacional do Câncer


       
NUTRI NOTICIAS Nº 87
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 86
NUTRI NOTICIAS Nº 85
NUTRI NOTICIAS Nº 84
NUTRI NOTICIAS Nº 83
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SindiNutri-SP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SindiNutri-SP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3