MANEIRAS DE PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Não é de hoje que sabemos que os cuidados com a saúde auxiliam na prevenção de diversas doenças. Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável são hábitos que infelizmente, a sociedade no geral não segue, devido o mundo moderno e todas as comodidades que ele nos oferece.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata afeta todos os anos, cerca de 60 mil homens que negligenciam sua saúde devido seus próprios preconceitos e descuidos. Realizar os exames de toque fetal e dosagem do PSA (Antígenos Específicos da Próstata) - que mede a quantidade de PSA presente no sangue, à fim de verificar se o paciente possui ou não o câncer de próstata e também de outras doenças - a partir dos 45 anos, para homens que possuem casos da doença na família, e 50 anos para os demais, previne e aumenta e muito a taxa de vida do homem.

Juntamente com os exames, manter uma alimentação saudável também auxilia na prevenção contra o câncer de próstata. A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam nessa luta contra essa doença que é a segunda maior caso de câncer que afeta os brasileiros.

Tomate: Por ser rico em licopeno, possui um forte poder antioxidante e ajuda a inibir a proliferação celular, auxiliando na prevenção do câncer de próstata. Alimentos como a goiaba vermelha, a cenoura, mamão-papaia e melancia também possuem essa substância.

Brócolis: Fontes de sulforafano, essa substância previne que certas enzimas ativem os agentes cancerígenos, e aumenta a produção de enzimas que eliminam carcinógenos do sistema antes que se tornem células perigosas. O sulforafano também está presente no repolho, couve-flor, alho e na cebola.

Linhaça: Esse alimento possui uma substância chamada fitoestrógeno, que auxilia no controle da dosagem da testosterona. A soja também possui fitoestrógeno.

Lembrando que em caso de diminuição do jato da urina, gotejamento após urinar, retenção urinária, aumento da frequência de urinar durante a noite, dor pélvica, sangue na urina e inchaço nas pernas, é recomendável procurar um médico imediatamente.

Fontes:

Hospital do Câncer de Barretos