ROBÔS AUXILIAM NO TRATAMENTO E ADESÃO AOS PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA
Há cerca de dez anos atrás, chegou ao Brasil três robôs que tinham por finalidade, serem utilizados em cirurgias, com o foco em procedimentos cardiológicos. Atualmente, a quantidade de robôs cirúrgicos no Brasil aumentou para 45. Um número ainda pouco expressivo, em vista da demanda que a nosso país precisa, todavia, durante o passar dos anos, a área de atuação desses robôs expandiu-se para outras especialidades, tendo forte destaque na Urologia, principalmente em casos de câncer de próstata.

Segundo médicos especialistas, a inclusão dos robôs ajuda a aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. Isso porque essas máquinas são mais precisas, reduzindo assim o tempo de internação, e a probabilidade de ocorrer efeitos colaterais, como a disfunção erétil e a incontinência urinária. Ao invés de um médico segurar uma pinça, fazer os “furinhos” para extrair o tumor, é o robô que executa esses movimentos.
Segundo informações da empresa H. Strattner, distribuidora dos robôs pelo Brasil, instituições como Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), e o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), possuem essa tecnologia, sendo que São Paulo é o estado com o maior número de equipamentos, seguido pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, Pernambuco, Ceará e Pará.

Segundo o urologista e especialista em cirurgia robótica urológica do Hospital Israelita Albert Einstein, José Roberto Colombo Júnior, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, os riscos de ocorrer incontinência após a cirurgia robótica não chega ser zero, mas varia entre 2% a 3%, em comparação ao método convencional, onde essa taxa sobe para 5%. E em relação a disfunção erétil, a operação robótica possui 80% de possibilidade de preservar a função erétil, levando em consideração fatores como estado de saúde antes da cirurgia e a idade.




Fontes:

Jornal Estado de São Paulo

Portal Terra

       
NUTRI NOTICIAS Nº 87
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 86
NUTRI NOTICIAS Nº 85
NUTRI NOTICIAS Nº 84
NUTRI NOTICIAS Nº 83
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SindiNutri-SP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SindiNutri-SP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3