SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO NEGLIGENCIA MERENDAS ESCOLARES

Recentemente, o jornal Folha de São Paulo publicou uma denúncia referente a merenda escolar servida na rede estadual de educação, que deixou de seguir o que foi estabelecido pela chef de cozinha Janaina Rueda, no projeto Cozinheiros da Educação, promovido pelo Programa de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo. Segundo o jornal, os alunos estão consumindo alimentos industrializados, contrariando a preferência que vinha sendo dada por produtos in natura, e retornando gradativamente ao projeto da Farinata.

As críticas feitas por parte dos pais, revelam a falta de nutrientes e variedade nos alimentos servidos para os estudantes. Cardápios que ofereciam, por exemplo, arroz, feijoada vegetariana, farinha de mandioca e salada de couve, mudaram para arroz com ervilha e farofa temperada. A utilização de almôndegas ao molho pronto e frango com molho rosado congelado, também vem sendo questionado, devido ser contra ao que é indicado no Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, que orienta o uso mínimo de processados e o não uso de ultraprocessados para consumo.

Segunda a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a proposta estabelecida para resolver essa questão, será com a abertura da chamada pública para que nomes da gastronomia paulistana voltem a trabalhar em parceria com a rede estadual, orientando as merendeiras no preparo dos cardápios, e sugerindo melhorias na infraestrutura e armazenagem dos alimentos.

Nutricionistas também participarão na confecção dos novos cardápios que vão ser elaborados pelos chef’s de cozinha. Inclusive, o tema principal abordado na reunião foi a importância da atuação dos nutricionistas no preparo e acompanhamento nutricional dos alunos da rede estadual, levando em consideração que a função do profissional da Nutrição, segundo a lei n°8234/91, é de realizar o “planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.”
O Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo aguardará mais informações sobre essa mudança prometida para o mês que vem, apoiando todos os projetos que estejam relacionados a Alimentação Saudável, variada e adequada – “Comida de Verdade”.

Fontes:

Folha de São Paulo