PALAVRA DA PRESIDENTE

Presidente SindiNutri-SP

Nutricionistas, nossa missão merece ser mais valorizada

Por Maria da Consolação Machado Furegatti, Presidente do SindiNutri-SP

Estudos científicos comprovam que “ter uma alimentação saudável é essencial na prevenção e na cura de muitas doenças”. O corpo que recebe alimentação equilibrada está preparado para se curar mais facilmente porque os nutrientes ingeridos vão atuar na renovação das células do corpo, tornando a cura mais rápida e a doença, menos agressiva. A ingestão regular de alimentos saudáveis vai atuar também na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, colesterol, glicemia alta, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e também na manutenção do conforto e bem-estar.

Como Nutricionista, somos o profissional que tem habilidade técnica e está apto a fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação errada pode causar doenças e a alimentação correta pode prevenir doenças.

Como melhor definição de atuação de uma/um Nutricionista, encontrei: “socializar o conhecimento sobre os alimentos e o processo de alimentação, desenvolver estratégias de resgate de hábitos e práticas alimentares relacionadas ao consumo de alimentos saudáveis.”

Nossa missão como profissionais é: nos posicionar diante do consumo desenfreado de alimentos processados e ultra-processados, resgatar o hábito de se consumir “comida de verdade” e mostrar a importância dos momentos da alimentação em família. E quando a alimentação for fora de casa, estimular a alimentação adequada e saudável a partir das escolhas pessoais e mostrar que o estabelecimento que tem uma/um Nutricionista faz toda diferença, pois zelamos pela qualidade, pela segurança alimentar e nutricional do que é servido. E quando a doença já está instalada, auxiliamos através da alimentação a recuperação do paciente.

Nossa missão como representantes legais da categoria de Nutricionista – SindiNutri-SP é: Manter esta instituição bem estruturada, organizada e com funcionalidade. Ser acolhedora e atuante!

A instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar abusos é o Sindicato.

Junte-se a nós nessa missão. Buscaremos juntas/os valorização e reconhecimento.