ANVISA altera alegacoes nutricionais em alimentos
As alegacoes nutricionais, presentes nos rotulos de alimentos, deverao seguir novos criterios para serem realizados.

E que a resolucao RDC54/2.012 da Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (ANVISA), publicada no Diario Oficial da Uniao do dia 12/11/2.012, alterou a forma de uso de termos como: light, baixo, rico, fonte, nao contem, entre outros.

O uso da alegacao light por exemplo, so sera permitido para os alimentos que forem reduzidos em algum nutriente. Isso quer dizer que o termo so podera ser empregado se o produto apresentar reducao de algum nutriente em comparacao com um alimento de referencia (versao convencional do mesmo alimento).

Anteriormente, a alegacao light podia ser utilizada em duas situacoes: nos alimentos com reducao e nos alimentos com baixo teor de algum nutriente.

Tal situacao dificultava o entendimento e a identificacao pelos consumidores e profissionais de saude das diferencas entre os produtos com a alegacao light, explica o diretor presidente da ANVISA, Dirceu Barbano.
Com esta publicacao da Resolucao RDC 54/2012 O Brasil harmoniza os regulamentos tecnicos relacionados a rotulagem nutricional no ambito do Mercosul.

Maiores informacoes no site da ANVISA: www.anvisa.gov.br