BLOG

COMIDA ANCESTRAL

Nas páginas da cartilha  Memórias e Receitas das Cozinhas dos Quilombos do Maciço da Pedra Branca estão registradas receitas contadas por representantes, sobretudo mulheres, dos três Quilombos do Maciço da Pedra. São receitas que estão presentes na memória de suas infâncias.

Comidas preparadas e partilhadas por suas mães, avós, tias e outras mulheres, em diferentes momentos da vida da comunidade. Comida do cotidiano, comida oferecida às mulheres quando dão à luz, comida que cura, comida para dar sustância, comida para festejar, comida para rezar e comida para receber e partilhar. Comidas que expressam a biodiversidade e biointegração com o território e os quintais. Expressão da cozinha afro-brasileira ancestral e atual, compartilhada de geração em geração, em um processo de conservação e inovação.

As receitas foram escolhidas para compor o presente livro, priorizando as que se repetiam nas conversas, as que eram conhecidas em várias famílias, as que tinham relação com alimentos e formas de preparo ancestral e que mostravam significados que diziam respeito a diferentes situações da vida das comunidades. 

A proposta é uma parceria entre a Comissão de Quilombos do projeto Sertão Carioca: conectando cidade e floresta e os seguintes grupos de pesquisa e extensão: CulinAfro da UFRJ Macaé e o Núcleo de Políticas em Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane) da UERJ. 

Clique aqui e conheça a cartilha Memórias e Receitas das Cozinhas dos Quilombos do Maciço da Pedra Branca

Fonte: AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia

 

Compartilhe

postagem
Artigo

OPINIÃO DE ECONOMISTA

postagem
Artigo

DICA DE LEITURA

postagem
Artigo

ACOLHER PROPOSTAS

postagem
Artigo

MÊS DE ABRIL

Fechar

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito