BLOG

CRIANÇA & ALIMENTAÇÃO

Reportagem publicada no Portal R7 detalha pesquisa e aponta soluções 

Pelo menos 80% das crianças brasileiras entre 6 meses e 2 anos consomem ou já consumiram alimentos ultraprocessados. É o que revelou o inédito Enani-2019 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), divulgado neste mês pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O alto índice de ingestão de ultraprocessados é agravado pelo baixo consumo de frutas e hortaliças. “No dia anterior à realização da entrevista com as famílias, 22,2% dos bebês de 6 meses a 2 anos e 27,4% das crianças de 2 a 5 anos não haviam consumido nem frutas nem hortaliças. A situação é mais preocupante na Região Norte, onde, na véspera da entrevista, um terço (29,4%) dos bebês de até 2 anos não havia comido nem frutas nem hortaliças e a maioria deles (84,5%) tinha consumido ultraprocessados”, alerta Giberto Kac, pesquisador responsável pelo estudo.

A pesquisa

Para a realização do Enani-2019, foram entrevistados pais, mães ou responsáveis por mais de 14.500 crianças. A pesquisa visitou 123 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

“O dado que a gente tem é que, principalmente entre 6 meses e 2 anos de idade, há uma prevalência de 86% do consumo de ultraprocessados. Isso significa que a criança comeu pelo menos um tipo de ultraprocessado no dia anterior ao da realização da pesquisa. Essa prevalência foi maior na Região Norte. Por enquanto não sabemos o motivo, mas isso significa que a alimentação é mais deficiente, já que as crianças que comem ultraprocessados acabam ingerindo menos nutrientes”, conta a nutricionista.

Leia reportagem completa em Portal R7 

Curso gratuito 

Os cuidados com a alimentação de crianças e adolescentes são temas de cursos oferecidos, de forma gratuita, pelo Una-SUS em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com carga horária de 30h, a capacitação é voltada para o manejo de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária à Saúde. 

O curso tem matrículas abertas até 30 de novembro de 2022, e pode ser realizado a qualquer momento. Estudantes também podem participar da capacitação. 

Saiba mais aqui.

Fonte: CRN-6 

Compartilhe

postagem
Artigo

DOENÇAS CRÔNICAS

postagem
Artigo

FIQUE SÓCIO 2022

postagem
Artigo

EM ESTUDO

postagem
Artigo

CONTAMINAÇÃO

Fechar

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito