BLOG

MAPA DA FOME

Denise de Sordi destaca que o Consea ajudou a tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que havia sido extinto no governo anterior, é importante por propor estratégias eficazes de combate à fome, dando voz à sociedade na construção de soluções para um tema tão intersetorial  como a segurança alimentar e nutricional.

“Com 33 milhões de brasileiros em situação de fome, a volta do Consea, além de imprescindível, é sinônimo de esperança, visto seu caráter de contribuições traduzidas em medidas concretas para melhoria da alimentação da população, segurança alimentar e cumprimento do direito humano à alimentação e nutrição adequadas”, reforça a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlota Aquino.

Em artigo publicado na página Ecoa, do portal Uol, a doutora em História Social Denise de Sordi destacou que o Consea ajudou a tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. Em seu texto ela também traça um importante histórico dessa iniciativa que fortalece a democracia. 

A desativação em 2019 foi simbólica porque em seu lugar nada foi feito, e porque o encerramento do Conselho como primeiro ato de governo indicou o fechamento do diálogo com a sociedade civil, com as famílias de pequenos agricultores e o aumento da violência no campo e ambiental em favor da produção de alimentos para exportação”.

Leia a íntegra aqui

Fontes: Idec e Ecoa

Compartilhe

postagem
Artigo

HONORÁRIOS 2022

postagem
Artigo

7 RECEITAS

postagem
Artigo

OPÇÃO SIMPLES

postagem
Artigo

COM EVIDÊNCIAS

Fechar

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito