BLOG

No Conbran 2026, SindiNutri-SP E FNN Mobilizam Categoria Em "adesivaço" Por Um Novo Código De Ética Participativo

No Conbran 2026, SindiNutri-SP e FNN mobilizam categoria em "adesivaço" por um novo Código de Ética participativo

Entidades pedem a suspensão das Resoluções 856 e 857 do CFN; foco é garantir escuta ativa dos Nutricionistas e a manutenção de empregos no PNAE

Durante o Conbran 2026, o SindiNutri-SP, em conjunto com a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), deu início a uma mobilização estratégica em defesa da autonomia e da segurança jurídica da categoria. Através de um "adesivaço" com o mote “Nossa ética não se impõe, se constrói com a categoria!”, o Sindicato busca sensibilizar os profissionais sobre a necessidade urgente de suspender a Resolução CFN 856/2026, que institui o novo Código de Ética sem o devido diálogo amplo.

A FNN e seus sindicatos filiados protocolaram ofícios junto ao CFN e aos Conselhos Regionais (CRNs) solicitando não apenas a suspensão da atualização ética, mas também a revogação da Resolução CFN 857/2026. Esta última retira a obrigatoriedade do quadro técnico no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que, na avaliação das entidades, pode gerar demissões em massa e precarizar o atendimento nas escolas brasileiras.

Para a Presidente Consolação Furegatti, as normas éticas e profissionais precisam dialogar com as transformações do mundo do trabalho e a nova realidade do exercício profissional. O SindiNutri-SP reafirma seu respeito ao papel regulador do sistema CFN/CRN, mas destaca que não se omitirá diante de dispositivos restritivos e distantes da prática cotidiana das e dos Nutricionistas. A luta é por um código construído democraticamente e por garantias de emprego para todos.

Compartilhe

postagem
Artigo

TERCEIRA IDADE

postagem
Artigo

MATERNAGEM

postagem
Artigo

CONTRA O INSS

postagem
Artigo

SindiNutri-SP promove encontro com Nutricionistas em Piracicaba para estreitar laços com a categoria

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito